O processo do transporte de cargas conta com diversas etapas cruciais que visam assegurar a eficiência desse tipo de serviço e, consequentemente, elevar o nível de satisfação dos clientes. Posto isso, uma das principais etapas certamente é a de entrega, a fase final do processo, em que a mercadoria segue para o seu destino. É importante que haja um planejamento observando todas as etapas até o momento da entrega, ainda mais que por meio dela, quando executada corretamente, pode resultar em uma ótima experiência ao consumidor.
Neste sentido, deve-se criar estratégias voltadas para a gestão de entrega, a fim de evitar possíveis problemas com atrasos, monitoramento das cargas ou ainda, mercadorias danificadas, os quais geram uma péssima imagem para a empresa.
Diante disso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como realizar entregas com agilidade, segurança e qualidade. Confira:
Entenda o que é gestão de entrega
A gestão de entrega nada mais é do que a etapa de organização, administração, supervisão de pessoas, processos e tecnologias. Sendo assim, quando esses aspectos são combinados em um planejamento abrangente, fornece funções comerciais e técnicas necessárias para alcançar com sucesso o que o cliente deseja receber.
Em vista disso, a finalidade dessa gestão é otimizar os serviços de entregas, a fim de garantir que as mercadorias cheguem no prazo estabelecido, em boas condições e sem aumentar os custos logísticos. Isso significa dizer que a gestão de entrega permite uma experiência diferenciada ao cliente.
Só para exemplificar, algumas das atividades envolvidas são o planejamento de rotas, monitoramento, rastreamento e gestão de frotas, controle dos prazos de entrega e organização dos veículos.
Afinal, como fazer uma boa gestão de entrega?
Durante o processo de entrega das mercadorias, o ideal é que sejam adotadas algumas práticas que possam otimizá-la, garantindo mais agilidade, segurança e qualidade dos serviços, tais como:
Planejamento estratégico
O planejamento deve contemplar todas as etapas do processo logístico, sempre analisando cada operação de acordo com fatores como os prazos determinados e a definição de rotas mais econômicas e assertivas. Além disso, vale considerar possíveis adversidades e soluções hábeis e seguras, para que as entregas não sejam prejudicadas por atrasos ou produtos danificados.
Controle de estoque
É de fundamental importância que haja um controle de estoque, principalmente no que diz respeito à organização do fluxo de produtos. Com isso, ajuda no cumprimento dos prazos de entrega, tem-se uma noção dos índices de vendas, antecipa-se às demandas e identifica o tempo ideal que cada mercadoria carece ficar em estoque.
Monitoramento
Importante sistema veicular, que aumenta a segurança das operações e oferece maior qualidade nas entregas. Dado isso, o monitoramento é um serviço de gestão inteligente, visto que é capaz de registrar dados como tempo de atendimento de cada cliente, velocidade média de trânsito e outros fatores pertinentes.
Automatização dos processos
Investir em tecnologia para implementação nas atividades logísticas, é uma maneira de automatizar os processos por meio da organização de informações mais precisas, aumento da produtividade e integração entre as etapas. Além do que, garante o maior controle dos negócios e permite a identificação da necessidade de aperfeiçoamento durante o processo.
Comprovante de entrega
Refere-se a obtenção de assinatura do cliente para fins de comprovação do recebimento da mercadoria. Outra forma de realizar essa comprovação, é através de uma foto tirada onde o produto foi deixado para que possa ser compartilhado com o cliente mais tarde. A partir disso, evitam-se problemas com erros e confusões.
Comunicação
É interessante facilitar a comunicação entre os membros da equipe. Um exemplo disso, é quando um motorista tem algum problema para encontrar um local de entrega ou para entrar em contato com algum cliente. Geralmente, a sua primeira busca de contato será com o despachante. Para que essa comunicação seja simplificada e aprimorada, pode-se adotar o bate-papo em tempo real.
Portanto, nota-se que para realizar entregas com eficiência é importante um planejamento e a aplicação de práticas estratégicas que irão garantir a agilidade, segurança e qualidade necessária. Além do mais, adquire-se maior competitividade no mercado e aumenta a rentabilidade da empresa.