O uso de tecnologias tem se tornado uma prática cada vez mais importante para o setor logístico, visto que automatizam os processos deixando-os mais ágeis e eficientes. Deste modo, dentre os sistemas tecnológicos estão a torre de controle logístico que tem como finalidade centralizar e coordenar os processos.
A partir disso e com o auxílio de soluções tecnológicas, possibilita, ao cliente por exemplo, verificar informações relacionadas ao status da sua encomenda. Como resultado, gera boa experiência ao cliente, principalmente pela maior comodidade proporcionada, além de aumentar o seu grau de satisfação.
Afinal, o que é a torre de controle logística?
A torre de controle logística trata-se de uma central de integração, o qual ajuda a unir todas as informações necessárias relacionadas ao gerenciamento da operação. Neste sentido, por meio da torre tem-se a visão completa de tudo que esteja ocorrendo em tempo real. Isso porque, os processos são monitorados possibilitando que as atividades sejam realizadas de forma mais assertiva.
De modo geral, esta estratégia é bastante utilizada por empresas que possuem cadeia de suprimento global e que apresentam maior complexidade de gerenciamento. Ainda mais que a torre auxilia nas tomadas de decisões, dado que os gestores a partir do monitoramento das operações identificam possíveis problemas e conseguem solucioná-los rapidamente.
Características da torre de controle
Para que a torre de controle logístico funcione adequadamente, é crucial que opere por meio de três pilares: tecnologia, pessoas e processos.
Tecnologia
Primeiramente, é necessário a implementação de sistemas tecnológicos a fim de dar suporte ao processamento de informações. Como por exemplo, sistemas como ERP, TMS, rastreamento de cargas e softwares de comunicação com os motoristas, que consequentemente permitirão a visão ampla de operação e em tempo real.
Pessoas
Refere-se aos responsáveis pela análise crítica e tomada de decisões que são geradas através das informações e relatórios fornecidos pelas tecnologias implementadas. Além disso, possibilita aos gestores a criação de novas estratégias que atuem nas soluções de problemas encontrados.
Processos
Esta é a base da operação da torre de controle, já que atende diversos processos, tais como:
Planejamento logístico;
Pagamento de faturas;
Auditoria de fretes;
Cotações;
Análise de eficiência das entrega;
Acompanhamento das cargas.
Vantagens da torre de controle
Dentre as vantagens da torre de controle certamente a principal trata-se da redução de custos das operações, pois esta é uma estratégia que ajuda na otimização das entregas e de atividades internas.
Ademais, obtém-se maior visibilidade, uma vez que a torre permite o aumento da margem de lucro das transportadoras. Além do mais, proporciona agilidade dos processos e eficiência, garantindo diferencial competitivo frente aos concorrentes.
Portanto, a torre de controle logístico é uma importante estratégia para as transportadoras, já que resulta em benefícios significativos. Por essa razão, a EFA Cargas possui a torre de controle logístico em seus processos, o que garante ainda mais agilidade, qualidade e pontualidade.