O setor logístico está sempre em busca de inovação e meios ágeis e práticos para a execução das atividades de transporte. Por esse motivo, surgiu o transporte porta a porta, considerada uma ótima estratégia, o qual tem como finalidade facilitar as operações de alta complexidade. Dado que, com o mercado atual e clientes cada vez mais exigentes, não é relevante atrasar seus processos e interromper o fluxo logístico.
Neste contexto, essa operação funciona da seguinte maneira: seu início ocorre desde a coleta na porta do embarcador e termina somente com a entrega na porta do comprador, ficando sob responsabilidade de um único operador logístico. Isto significa dizer que todos os processos, contratos e burocracias são gerenciados pelo operador, deixando assim o comprador livre para cuidar do seu negócio.
Diante disso, para saber mais sobre este assunto, a seguir, entenda melhor sobre o transporte porta a porta e seus benefícios. Confira:
O que é o transporte porta a porta?
Como já mencionado, o transporte porta a porta funciona sob responsabilidade de um único operador logístico, ou seja, é uma operação completa que envolve coleta e distribuição da mercadoria. Além disso, também é encarregado de executar todo planejamento, como negociação do frete, escolha dos veículos apropriados, definição de rotas, entre outros.
Ademais, entre os vários processos realizados neste tipo de operação estão:
coleta com o fornecedor da mercadoria;
cumprimento das legislações vigentes;
armazenagem da carga;
tráfego rodoviário;
entrega da carga.
Quando o transporte porta a porta é indicado?
De modo geral, o transporte porta a porta é indicado para as operações de importação e exportação. Logo, este processo envolve um conhecimento técnico avançado, já que sem essa logística, as empresas ficam restritas a um departamento próprio de comércio exterior.
Os principais benefícios dessa logística
A logística do transporte porta a porta é uma estratégia de otimização operacional, considerada excelente para toda empresa que precisa realizar serviços de alta complexidade. Mas, além disso, são proporcionados outros benefícios, tais como:
Mais praticidade
Ao direcionar a responsabilidade da operação a um especialista, a empresa contratante possuirá maior praticidade, pois estará livre para focar seus esforços em outras atividades do negócio.
Centralização das informações
É comum que a contratante converse apenas com a empresa contratada. Com isso, torna-se mais simples alinhar procedimentos e instruções, ainda mais porque esta pessoa detém todas informações, já que possui contato direto com a cadeia logística.
Redução de custos e tempo
Em virtude de apenas uma empresa ficar com a responsabilidade dos cuidados de todo processo do transporte, diminui o risco do produto ficar parado por causa de falta de documentação ou inadequação das regras e leis. Além do mais, os custos também são reduzidos, visto que são contratados uma grande quantidade de serviços e o poder de barganha aumenta.
Agilidade na burocracia
A partir desse processo antecipam-se ou até mesmo evitam-se eventuais problemas desde o primeiro passo da coleta de carga, até a emissão dos documentos. Isso ocorre devido a existência de apenas um operador durante todo trajeto e assim, é necessário que seja entregue a documentação somente uma vez.
Portanto, o transporte porta a porta é uma importante estratégia para quem precisa enviar mercadorias de alto valor e que carecem de cuidados especiais ou ainda, em casos de operações com alta complexidade. Contudo, recomenda-se que sempre antes de fechar este tipo de negócio, seja feito uma análise minuciosa sobre todo processo a fim de garantir maior eficiência.