A logística reversa é uma área do setor logístico, que tem por objetivo planejar e operacionalizar de forma eficaz e econômica o recolhimento de produtos após sua venda e consumo.
Assim sendo, essa logística funciona de modo que restrinja o descarte inadequado de resíduos que prejudiquem o meio ambiente ou a saúde da população. Isso na prática quer dizer que o produto ou parte dele após ser usado retorna para empresa.
Deste modo, empresas que aplicam esse sistema em suas operações agregam mais valor a sua marca, já que demonstra preocupação com o meio ambiente, e além do mais oferecem novas oportunidades de negócios. Devido a isso, a seguir entenderemos melhor porque a logística reversa é tão importante para o setor.
A importância da Logística Reversa
Primeiramente, é preciso esclarecer que existe uma lei referente à política nacional de resíduos sólidos (PNRS), o qual foi implementada em 2010. E ainda conta com outras regulamentações que apoiam essa lei.
A partir disso, facilita a integração da cadeia logística de maneira que o produto ou parte dele consiga voltar à indústria.
Dado isso, com a inadequada gestão do lixo há números alarmantes relacionados aos danos no meio ambiente. Por esse motivo, a logística reversa visa à diminuição de lixo jogado no meio ambiente, assim gerencia os produtos que são descartados e reintegra alguns deles no ciclo produtivo.
Trata-se então de uma das formas direcionadas ao desenvolvimento sustentável do planeta, uma vez que propicia a reutilização e redução no consumo de matérias-primas.
A saber, existem setores prioritários que devem seguir rigorosamente as regras da logística reversa, isso porque são considerados tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente, são eles:
– Produtos eletrônicos;
– Embalagens plásticas de óleos lubrificantes;
– Lâmpadas de mercúrio, vapor de sódio e mista;
– Embalagens e resíduos de medicamentos;
– Embalagens em geral (papel, papelão, aço, vidro, alumínio, etc).
Posto isto, é essencial que envolva nesse processo as fabricantes, os importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. Sendo então necessária a criação de um sistema compartilhado para que todos sejam responsáveis pelo processo, desde a coleta, passando pela separação, descarte e por fim o destino final dos resíduos.
Para empresas, como resultado primordial está à vantagem competitiva, diminuição de custos e melhora no serviço ao consumidor, além de outros benefícios.
Benefícios da Logística Reversa
Esta é uma área que possibilita para empresa múltiplos benefícios, e também em relação a outros setores como da saúde pública e meio ambiente. Visto que viabiliza a consciência sustentável e consumo responsável.
Com o retorno dos resíduos sólidos para empresa, a fim de descartar devidamente esses produtos, certamente ocasiona o principal benefício da logística reversa, evitar a poluição e contaminação do meio ambiente.
Assim também, proporciona economia, em razão de que os resíduos ao retornarem a cadeia produtiva fazem com que diminuam o uso de matéria-prima, impactando exatamente na redução de custos. Com isso, amplia a vantagem competitiva e gera um importante diferencial nas vendas, já que os produtos estarão com preços mais acessíveis.
Outra questão é relacionada à melhoria de imagem da marca, dado que por meio de atitudes como estas preocupadas com a sustentabilidade e com meio social, impacta de forma positiva principalmente na busca por parceiros e clientes, por exemplo. Além disso, muitos já são os clientes que visam à logística reversa como fator primordial na contratação de uma operadora logística.
Diante disso, a logística reversa é um importante instrumento no setor logístico principalmente no que se refere o descarte adequado dos resíduos.