Certamente já deve ter ouvido falar na inteligência logística, importante conceito associado aos conjuntos de habilidades e competências técnicas de uma empresa. Devido a isso, é considerado atualmente um ótimo diferencial competitivo, já que também oferece benefícios que auxiliam na otimização dos processos e criação de novas estratégias.
Sendo assim, torna-se cada vez mais crucial a implementação desse conceito nas transportadoras. Isso porque, permite enfrentar possíveis imprevistos e criar respostas rápidas e eficientes quanto aos desafios existentes no mercado. Desta forma, a seguir explicaremos a importância da inteligência logística.
Inteligência Logística é Inovação e diferencial competitivo
A saber, a inteligência logística é primordial quando empresas do setor buscam por inovação. Pois a partir dela a empresa torna-se mais disposta a implementar novos conceitos, ideias e perspectivas, ou seja, direciona o caminho exato à inovação.
Dessa maneira, pode-se extrair benefícios relevantes desse sistema como o máximo de dados e informações seguras, que auxiliarão no planejamento de rotas, por exemplo.
Assim também, otimiza o processo de entrega, visto que é possível escolher rotas mais ágeis e eficientes. Além disso, previne possíveis problemas durante o trajeto de entrega, a partir de informações seguras que irão facilitar a tomada de decisão, a fim de solucionar mais rápido o ocorrido.
Há também uma significativa redução de custos durante as operações logísticas, dado que com ações assertivas diminui as chances de retrabalho. Ou seja, com a diminuição de gastos resulta em diversos custos-benefícios entre os quais estão o aumento na lucratividade, preços mais atraentes e aumento na qualidade dos serviços prestados.
Quando aplicado sistemas de inteligência, a interação torna-se mais transparente e eficiente, principalmente quando está relacionado ao cliente. Pois será permitido, por exemplo, compartilhar informações relacionadas aos serviços contratados e/ou quando houver eventuais adversidades.
Outra questão também é a melhora na comunicação interna na área logística, ou seja, no que se refere a cada departamento, equipe e colaborador. Assim entende-se de forma mais clara e objetiva tudo que está acontecendo dentro da empresa, tornando as operações mais eficazes.
Já em relação à avaliação dos processos, ocorre por meio dos indicadores de desempenho que auxiliam o gestor através de informações. Com isso, facilita a tomada de decisão, uma vez que serão baseados em índices relativos à realidade das operações.
Ademais, será possível identificar os gargalos operacionais existentes, entender quais são as causas que ocasionam isso, e em seguida saber exatamente quando e onde se deve atuar para resolvê-los.
Logo, no momento em que a inteligência logística fizer parte dos processos da empresa, o planejamento e as estratégias serão cada vez mais eficientes. Nesse contexto, uma das questões que com certeza serão otimizadas, se trata do percurso de entrega das mercadorias.
Devido a isso, haverá uma redução no lead time total do pedido, ou seja, os prazos de entregas ocorrerão em menos tempo. Além do mais, possivelmente será realizada de forma mais ágil as finalizações dos processos internos, sobretudo, no que concerne à burocracia para liberação dos pedidos.
Por essa razão, recomenda-se que toda empresa que deseja crescer e inovar, invista em inteligência logística, pois este sistema é um importante aliado para os negócios.