Certamente já deve ter ouvido falar na Campanha Maio Amarelo, importante movimento criado com o objetivo de falar e pôr em prática o trânsito mais seguro. Desse modo, em maio de 2014, foi iniciada a campanha de conscientização no Brasil, a fim de alertar toda população, principalmente os condutores de veículos, sobre a importância dos cuidados e atenção com as leis de trânsito.
Com isso, entende-se o qual é fundamental a conscientização desta campanha, e como o Maio Amarelo vem crescendo, sendo aplicado nas empresas privadas e públicas. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar o que é, e qual a importância da Campanha Maio Amarelo. Confira!
O que é o Maio Amarelo
Assim como outras em campanhas, que os meses escolhidos simbolizam a conscientização e luta de algum assunto de extrema importância, o Maio Amarelo tem como objetivo chamar atenção dos condutores de veículos quanto ao índice de acidentes no trânsito.
Neste sentido, a cor amarela simboliza atenção, o qual é bastante utilizada no trânsito em sinalização, semáforos, placas e faixas. Além disso, a campanha é uma iniciativa do poder público e da sociedade civil, para que haja uma mobilização política e a conscientização social voltada no que diz respeito aos altos índices de mortes e de feridos no trânsito.
Dado que, é necessário chamar atenção dos motoristas que todos os dias pegam as estradas, lembrando que os acidentes ocorrem por imprudência, falta de atenção e outros descuidos que poderiam ser evitados.
Afinal, qual a importância desta campanha?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 3 mil vidas são perdidas em todo o mundo por conta dos acidentes que envolvem veículos e motocicletas, além de ser a principal causa de mortes infanto-juvenil. Por essa razão, surgiu essa campanha voltada para ações e boas práticas no trânsito, mas que precisam ser perpetuadas durante o ano todo.
Ademais, estima-se que, na próxima década, cerca de 13 milhões de pessoas devem se envolver em acidentes de trânsito. Logo, torna-se crucial atenção primária com este assunto, pois não é algo que pode ser deixado para depois.
E como contribuir para um trânsito mais seguro?
Primordialmente, essa mudança deve partir de todos nós, afinal, quando saímos de casa esperamos retornar em segurança. Sendo assim, todos precisam se esforçar para garantir a sua segurança e a do próximo. Entre algumas práticas interessantes, podemos destacar:
Planeje bem as suas rotas e viagens;
Respeite as sinalizações de trânsito;
Utilize o cinto de segurança;
Seja prudente e obedeça os limites de velocidade;
Não utilize o celular ao dirigir;
Seja um pedestre consciente;
Se beber, não dirija.
Campanha comemorativa: 10 anos de atenção pela vida
Em 2023, comemora-se 10 anos da Campanha Maio Amarelo no Brasil. Assim, entre os parceiros estão a Confederação Nacional de Transporte (CNT), SEST SENAT e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), além do Ministério do Transporte, que celebram com alegria esta década e convocam a sociedade a fazer mudanças consideráveis no trânsito.