A logística promocional é uma área especializada nos processos de transporte, armazenagem e manuseio de materiais promocionais ligados ao marketing, merchandising trade marketing ou endomarketing. Enquanto o marketing promocional busca fortalecer marcas, aumentar as vendas e fidelizar os clientes, a logística promocional abastece eventos e ações com o material necessário.
Ela é composta por várias etapas, que vão desde o recebimento dos materiais, até a montagem de kits e envio para os pontos de venda. Também é responsável por uma grande parcela dos custos gerados em uma campanha de marketing e causa influência sobre o sucesso da estratégia adotada. E apesar de ser um um ramo ainda pouco explorado no Brasil, a logística promocional é uma área que já movimenta cerca de R$ 40 bilhões por ano no País e conta até com seu próprio comitê, o AMPRO (Associação de Marketing Promocional), fundada em 1993.
Para realizar um trabalho adequado e garantir uma excelente eficiência nas operações, alguns cuidados precisam ser observados. E pensando nisso, a EFA resolveu listar 5 dicas importantes que potencializam ainda mais esse serviço.
1.Gestão inteligente de estoques
Como mencionamos, a logística promocional possui diversas fases e a gestão dos estoques de materiais é um ponto fundamental. Sendo assim, para garantir que o planejamento seja cumprido e que tudo ocorra como o esperado, é preciso ter conhecimento das demandas dos pontos de vendas e determinar quais as quantidades necessárias para atendê-la.
2. Monitoramento do processo da logística promocional
É muito importante ficar atento a cada fase de toda a operação, pois isso ajuda a identificar falhas precocemente e possibilita uma correção rápida e eficaz. Dessa forma, se existe um problema ainda na entrega do fornecedor, por exemplo, torna-se viável a tomada de certas decisões ou reorganizar os processos para que o atraso não gere impactos no envio para o PDV.
3. Padronização dos processos
Algumas atividades, como o manuseio dos materiais e a montagem dos kits, podem requerer um cuidado maior ou uma forma adequada de execução. Nesse sentido, se uma equipe interna é responsável por essa etapa, é necessário padronizar e formalizar os métodos de trabalho ideais.
4. Dê total importância aos prazos
Como em todo setor logístico, a atenção aos prazos é primordial. Esse é um ponto indiscutível, principalmente por que o prazo estabelecido para que o material esteja disponível no PDV, deve considerar que isso não envolve apenas o processo de entrega. Em outras palavras, é preciso planejar os prazos do fornecedor, os de estoque (recebimento, armazenagem e separação), de montagem e também o de transporte.
Isso significa que todas as variáveis devem ser bem planejadas e executadas com o foco em cumprir o cronograma geral, evitando atrasos — imagine um produto novo no ponto de venda sem a devida comunicação visual, ou uma equipe sem os uniformes: a estratégia será totalmente falha.
5. Seleção de parceiros confiáveis
Outro ponto que vale a pena citar é a importância de escolher um bom operador logístico para prestar os serviços. Nesse sentido, os cuidados envolvem:
- a reputação da empresa no mercado;
- a avaliação dos clientes;
- os prazos e preços praticados;
- a relação custo-benefício;
- o investimento em tecnologia (modernização e eficiência dos processos, além da possibilidade de monitorar cada etapa da operação).
A EFA Cargas conta com uma vasta experiência no transporte de materiais promocionais. Esse é um setor muito importante, que requer muito planejamento estratégico e acompanhamento profissional. Portanto é de extrema importância contar com uma empresa qualificada, como a EFA Cargas, para realizar toda sua demanda.